Instituto Pensar - TCU vê ilegalidade em distribuição de cloroquina e cobra Pazuello

TCU vê ilegalidade em distribuição de cloroquina e cobra Pazuello

por: Nathalia Bignon


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e o presidente Jair Bolsonaro ? (Foto: Reprodução)

Tribunal de Contas da União (TCU) apontou ilegalidade no uso de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para o fornecimento de cloroquina e hidroxicloroquina a pacientes com Covid-19, prática adotada pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e pela pasta chefiada pelo general da ativa, Eduardo Pazuello.

Leia tambémCFM diz que vai manter parecer pelo tratamento precoce, mesmo sendo ineficaz e perigoso

Relator do caso, o ministro Benjamin Zymler determinou que o Ministério da Saúde explique em cinco dias úteis a posição da pasta em relação ao uso de cloroquina por pacientes com Covid-19. De acordo com informações obtidas pelo jornal Folha de S.Paulo, o despacho foi expedido na última sexta-feira (22).

Contradições de Pazuello

A explicação deve ocorrer porque Pazuello adotou, nos últimos dias, uma posição "contraditória? em relação ao que o próprio ministério vem empreendendo em relação à cloroquina, conforme o despacho do ministro do TCU. A pasta também deve explicar quem foi o responsável por colocar no ar um aplicativo, o TrateCOV, que orientava o uso indiscriminado do medicamento.

"As manifestações do titular da pasta são contraditadas pelos documentos emitidos pelo ministério, os quais indicam os medicamentos a serem utilizados, com as respectivas posologias, para o tratamento da Covid-19?, afirmou o integrante do TCU.

"Como não houve manifestação da Anvisa acerca da possibilidade de se utilizar os medicamentos à base de cloroquina para tratamento da Covid-19 e tampouco dos órgãos internacionais antes mencionados (as ?Anvisas? de outros países), verifica-se não haver amparo legal para a utilização de recursos do SUS para o fornecimento desses medicamentos com essa finalidade?, citou o documento.

O TCU diz ainda que a própria orientação do Ministério da Saúde para tratamento precoce cita a falta de evidências científicas sobre o êxito de medicamentos do tipo. "A nota informativa (do ministério) não possui os requisitos para se constituir em um protocolo clínico ou diretriz terapêutica?, afirma.

Leia também"Ministro da Saúde cometeu crime, eu não tenho dúvida?, diz Maia

A área técnica do TCU recomendou que a nota do Ministério da Saúde, elaborada na gestão de Pazuello, seja submetida à Anvisa, "a fim de que ela se manifeste sobre a autorização ou não do uso off label da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19?.

Não há comprovação científica sobre a eficácia da cloroquina para o tratamento precoce de pacientes com Covid-19. Mesmo assim, Bolsonaro e Pazuello apostaram no medicamento como saída para a pandemia.

Medicamento enviado a Manaus

Somente num caso mais recente, de crise na rede de saúde em Manaus e esgotamento de oxigênio nos hospitais, o Ministério da Saúde distribuiu 120 mil comprimidos de hidroxicloroquina na cidade. O que as unidades de saúde precisavam, como anotado em diversas alertas feitos ao ministro, era de oxigênio. Pacientes morreram asfixiados.

Leia tambémGoverno ignora há 9 dias oferta de aviões de EUA e ONU para envio de oxigênio a Manaus

Pazuello passou a ser formalmente investigado num inquérito pedido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e aberto por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é suspeito de prática de crimes, em razão do que ocorreu em Manaus, e precisará prestar depoimento à Polícia Federal (PF).



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: